domingo, 9 de janeiro de 2011

Diabetes Mellitus

O Diabetes surge quando o pâncreas (glândula que produz o hormônio  insulina e também o glucagon) deixa de produzir ou produz insuficientemente o hormônio insulina, levando assim ao aumento da glicose (açúcar) circulante no sangue. Os fatores que precipitam o aparecimento do Diabetes são a hereditariedade, obesidade, infecções graves, gravidez, cirurgias, estresse, envelhecimento e sedentarismo.

O Diabetes apresenta sintomas como poliúria (urinar varias vezes), sede exagerada, perda de peso, polifagia (muita fome), desanimo, fadiga e tremores.

Os tipos de Diabetes:
Tipo I – geralmente acomete na infância ou na adolescência (diabetes juvenil) e requer o uso de insulina no tratamento.
Tipo II – comum em adultos geralmente após os 40 anos (atualmente as crianças estão adquirindo este tipo por apresentarem OBESIDADE INFANTIL). O tratamento é com hipoglicemiantes orais. Em alguns casos utiliza-se a insulina.
Gestacional – é a alteração das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez. Pode persistir ou desaparecer após o parto.
O Diabetes pode ser controlado pelos medicamentos e pela dieta prescritos pelo médico e pelo nutricionista respectivamente. O diabetes não controlado pode resultar em complicações como problemas de visão e renal, elevação do colesterol (hipercolestemia), problemas cardíacos, aumento de infecções.

 
O Diabetes como já dito pode ser controlado com uma dieta adequada. Por isso após a consulta com o médico (endocrinologista), o nutricionista é solicitado para prescrever a dieta ao paciente. Uma alimentação equilibrada contribui para a normalização da glicemia e favorece a obtenção do peso saudável, ou seja, uma dieta equilibrada controla o diabetes e previne complicações. O fracionamento da alimentação em 5 a 6 refeições diárias sendo café da manhã, almoço e jantar intercalados com pequenos lanches possibilita que a glicemia se mantenha estável durante o dia todo. A dieta deve estar ajustada ao uso dos medicamentos prescritos pelo médico e a prática de atividade física.

 Os carboidratos (Pães, cereais, tubérculos e raízes) que são fontes de energia primária do organismo devem ser consumidos com moderação em todas as refeições evitando a hiperglicemia (aumento da glicemia) e aumento do peso. Os diabéticos devem dar preferência a alimentos integrais tais como pão, arroz, bolacha, farelo e cereais (aveia, centeio etc.) e cereais matinais sem açúcar. As frutas devem ser 3 vezes ao dia consumidas de preferência com casca e devem ser diferentes (não consumir duas frutas iguais (2 maças por ex.) no mesmo dia). Deve-se dar preferência a frutas cítricas. As hortaliças devem estar presentes no almoço e jantar por serem fontes de vitaminas e minerais além de fibras (regulam a glicemia e o trânsito intestinal). Deve-se consumir os laticínios (fontes de proteínas e cálcio) utilizando as opções desnatadas ou light. As carnes devem ser magras e as aves sem pele além do peixe e ovos consumindo-os duas vezes ao dia. As leguminosas (fontes de proteínas vegetais e fibras) melhoram os níveis de glicose no sangue. O consumo das leguminosas ( feijão, soja, grão de bico etc.) deve ser diário. O açúcar deve ser retirado da mesa, pois pode prejudicar o controle do Diabetes. Não o consuma se não estiver prescrito na dieta. Evite o consumo de frituras e gorduras pois o excesso facilita a obesidade. Prefira o azeite de oliva ou óleo de canola (controlam o colesterol). Modere o consumo de sal. Beba água com freqüência, ao menos 8 copos por dias ( se não tem costume vá aumentando a ingestão gradativamente). É importante ler os rótulos dos alimentos industrializados antes da compra e consumo. E não faça uso de condimentos industrializados como tabletes e sachês para realçar o sabor. Preferindo assim os temperos naturais como orégano, salsa, coentro etc.

 Um site muito interessante para entender sobre esta patologia e nutrição:

Nenhum comentário:

Postar um comentário